sexta-feira, 28 de agosto de 2009

Diferença entre Psiquiatra, Psicanalista e Psicólogo

O Psiquiatra é um médico que fez residência em psiquiatria, que geralmente trata a pessoa através de medicamentos, que se prestam aos transtornos psiquiátricos, procurando as causas orgânicas de seu quadro. Alguns psiquiatras também fazem psicoterapia, pois eles têm algumas matérias na residência sobre isso.

O
Psicanalista é um profissional com formação superior em qualquer área, inclusive psicologia, que se especializou em psicanálise, que é uma das várias abordagens psicoterápicas que existe desenvolvida por Sigmund Freud.


O
Psicólogo fez 5 anos de faculdade de psicologia, com uma formação multidisciplinar, enfocando tanto a parte humana quanto a biológica e estuda várias abordagens psicoterápicas, escolhendo uma para atuar. Além de ser psicoterapeuta, a atuação profissional do psicólogo abrange outras áreas, como a de recursos humanos em empresas, a orientação vocacional e a aplicação de testes psicológicos, a avaliação neuropsicológica, entre outros.


O Gestalt-terapeuta não procura compreender o sintoma e sustentá-lo, justificando-o. Nem procura eliminar o sintoma ou ignorá-lo. Ele se dispõe a explorá-lo com seu cliente, compartilhando essa aventura a dois, numa relação de empatia, onde o terapeuta está presente como pessoa, numa relação atual “Eu/Tu” com o cliente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário