sexta-feira, 4 de setembro de 2009

A escolha da Carreira Profissional


A escolha da carreira profissional é um dos momentos mais importantes da vida humana. Através de seu trabalho, o ser humano se manifesta, se define e se desenvolve.

Definitivamente o trabalho ocupa um papel de destaque na existência humana. A realização profissional mantém uma estreita relação com a realização pessoal.

O trabalho se constitui como o meio privilegiado de expressão da humanidade. É através do trabalho que ela tenta realizar seus desejos e seus sonhos. O trabalho permite ao ser humano imprimir sua marca na história e na cultura. E é através do trabalho que a humanidade constrói o que convencionamos chamar de civilização.

Um simples vaso de barro feito por um artesão de uma antiga civilização, quando é descoberto por um arqueólogo, é percebido como um símbolo da inteligência e da ação transformadora do homem, que é capaz de deixar sua marca para além de sua fugaz existência individual.

Da mesma forma que as descobertas arqueológicas dizem muito sobre as antigas civilizações, as opções em termos de carreira dizem muito sobre o indivíduo. Ao decidir por uma profissão, ele está escolhendo o meio privilegiado através do qual irá expressar seus valores e habilidades, bem como satisfazer suas necessidades.

Talvez seja um dos momentos mais difíceis e decisivos na vida de uma pessoa, aquele no qual ela faz uma opção de carreira. Tal decisão, como bem o sabemos, terá conseqüências para toda a sua vida.

Para Jean Paul Sartre, a escolha é o fundamento da liberdade. Porque pode escolher, o ser humano é livre. E essa liberdade é a qualidade que define o ser humano.

Uma carreira gratificante não é obra do acaso, tão pouco existe sorte. Ela é fruto de escolhas inteligentes e muitas vezes corajosas. Demanda a solução das dúvidas na hora certa, a elaboração das perdas e a realização das mudanças necessárias. Uma carreira bem resolvida e plena de significado dá às pessoas a certeza de que valeu a pena ter sido vivida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário