quarta-feira, 16 de setembro de 2009

O Desenvolvimento Histórico da Gestalt

Pode-se considerar que a Gestalt germinou progressivamente no espírito de Perls nos anos 40, quando ele ainda estava na África do Sul, mas seu nascimento e seu batismo oficial datam de 1951, em Nova York. A Gestalt foi elaborada, sobretudo, a partir de intuições de Fritz Perls, psicanalista judeu de origem alemã, que imigrou aos 53 anos para os Estados Unidos.

Na realidade, os princípios fundamentais da Gestalt não eram exatamente novos. O próprio Perls declarou: “Costumam me chamar de fundador da Gestalt-Terapia: não é verdade! Se me chamarem de descobridor ou redescobridor, concordo! Pois a Gestalt é tão velha quanto o próprio mundo. De fato, nela tanto encontramos a maiêutica socrática quanto a tradição chinesa.

O avanço inicial da Gestalt foi lento: só em 1951 Goodman deu uma forma coerente às 100 páginas de notas manuscritas de Perls; os dois primeiros institutos de Gestalt apareceram pouco depois: o de Nova York em 1951 e o de Cleveland em 1954 (mas o primeiro programa de formação estruturado só foi proposto em 1966).

As manifestações californianas só se instalaram uma dúzia de anos mais tarde: o Instituto da Gestalt de São Francisco, em 1967 e o de Los Angeles, em 1969. Enquanto isso, Jim Simkin inaugurava seu primeiro grupo de formação, em 1968, e em Esalen (e em outros lugares) soprava um vento novo... Assim, os primeiros diplomados só apareceram a partir de 1969.

Desde a origem se desenvolveram três tipos de Gestalt:

• “Gestalt de cabeça”, de suporte principalmente verbal, que se difundiu na costa leste (Nova York e Boston e depois Quebec), e daí para a Europa. Ela se reporta principalmente aos trabalhos de P.Goodman e I.From;

• “Gestalt do coração”, emocional e social, em Cleveland, onde foi formada a maior parte dos teóricos: J.Zinker, E.eM.Polster;

• “Gestalt das tripas”, emocional, corporal e grupal, na Califórnia, em Esalem, São Franciso e Los Angeles.

Ela teve uma infância relativamente obscura e um desenvolvimento limitado. Foi bem mais tarde, na Califórnia, que ela ficou célebre durante o amplo movimento de contracultura de 1968, que devia sacudir o planeta, em busca de novos valores humanistas de criatividade, dando a cada um sua parte na responsabilidade e procurando

Revalorizar o ser em relação ao ter,
emancipar o saber em relação ao poder


Até recentemente a Gestalt era ainda bem pouco conhecida na França, enquanto nos Estados Unidos ela se tornou um dos métodos de terapia, de desenvolvimento pessoal e de formação mais difundidos.

Foi introduzida na Alemanha a partir de 1969 e ensinada desde 1972 em vários institutos.

Fonte: Gestalt – Uma terapia de contato – Serge e Anne Ginger – Summus Editorial
Imagem: Vaso de Rubim

Nenhum comentário:

Postar um comentário