sexta-feira, 6 de maio de 2011

Ele disse, ela disse_6/7

Série com 3 matérias, que serão publicadas em Abril e Maio de 2011, divididas em partes.

Aqui a 2ª matéria, dividida em 7 partes: Ele disse, ela disse; que será publicada nos dias 25, 27, 29 de Abril e 02, 04, 06 e 09 de Maio.

por Deborah Tannen

Professora de linguística da Universidade de Georgetown e autora de You Were Always Mum's Favorite!: Sisters in Conversation Throughout

Their Lives (Random House, 2009), entre outros, ver mais bibliografia na postagem do dia 09 de Maio de 2011.

Revista Mente e Cérebro

Ano XVII nº209 – Julho 2010

www.mentecerebro.com.br

Mulheres e homens usam linguagens próprias – por isso nem sempre o entendimento é tão simples. Enquanto o discurso deles tende a se concentrar na hierarquia e na competição pelo poder, o delas é voltado ao objetivo de se aproximar ou se afastar do interlocutor


Jogo Verbal

Em geral, uma forte rivalidade acompanha os vínculos fraternos femininos – mas pode tomar a forma de competição por conexões. Com frequência, as irmãs sentem-se muito competitivas sobre quem conhece os segredos dos membros da família – ou quem soube deles primeiro. Elas geralmente competem para ter mais informações pessoais sobre os membros da família, enquanto os irmãos podem disputar o lugar de quem sabe mais fatos sobre informações impessoais como computadores ou história.

Os relacionamentos familiares deixam claro que a proximidade não é oposta ou mesmo distinguível da hierarquia e da competição. De fato, um motivo para as irmãos mais velhas se sentirem tão à vontade para mandar nas mais novas e lhes dar conselhos é precisamente por haver um forte vínculo entre elas. Além disso, o amor profundo entre os irmãos mais velhos e mais novos, assim como entre pais e filhos, resulta em parte das experiências de cuidar e ser cuidado que esses papéis incluem.

A observação de conversas entre membros de família revela uma mescla especial de autoridade e intimidade em diálogos entre as mulheres e entre os homens. Demonstra claramente as formas nas quais os padrões de discursos dos dois sexos podem ser rotas diversas para o mesmo objetivo: descobrir o equilíbrio entre proximidade e distância. Enquanto o poder relativo é constantemente negociado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário