segunda-feira, 9 de maio de 2011

Ele disse, ela disse_7/7

Série com 3 matérias, que serão publicadas em Abril e Maio de 2011, divididas em partes.

Aqui a 2ª matéria, dividida em 7 partes: Ele disse, ela disse; que será publicada nos dias 25, 27, 29 de Abril e 02, 04, 06 e 09 de Maio.

por Deborah Tannen

Professora de linguística da Universidade de Georgetown e autora de You Were Always Mum's Favorite!: Sisters in Conversation Throughout

Their Lives (Random House, 2009), entre outros, ver mais bibliografia na postagem do dia 09 de Maio de 2011.

Revista Mente e Cérebro

Ano XVII nº209 – Julho 2010

www.mentecerebro.com.br

Mulheres e homens usam linguagens próprias – por isso nem sempre o entendimento é tão simples. Enquanto o discurso deles tende a se concentrar na hierarquia e na competição pelo poder, o delas é voltado ao objetivo de se aproximar ou se afastar do interlocutor

Conceitos-chave

O discurso dos homens costuma se concentrar na hierarquia – a competição pelo poder; enquanto as mulheres tendem a focar a conexão – na proximidade ou distância entre as pessoas.

Porém, todas as conversas e todos os relacionamentos refletem uma combinação de hierarquia e conexão. Os dois aspectos não são excludentes; ao contrário, estão intimamente ligados. Afinal, em algum grau, todos temos o desejo de sermos poderosos e buscamos a conexão com as outras pessoas. Os dois estilos de conversa, o masculino e o feminino, são simplesmente maneiras diferentes de atingir o mesmo objetivo.

A família é o contexto privilegiado no qual podemos perceber que as mulheres também se concentram na hierarquia, e os homens na conexão – e de que forma essas relações se tornam mais óbvias e mais intensas em determinadas circunstâncias. Em especial, as irmãs fornecem uma visão dos relacionamentos entre mulheres, profundamente influenciados pela competição.

Para conhecer mais:

That's not what I meant!: how conversational style makes or breaks relationships. Deborah Tannen. Balantinne Books, 1992.

Talking from 9 to 5: women and men at work. Deborah Tannen. Harper Paperbacks, 1995.

Só estou dizendo isso porque gosto de você. Deborah Tannen. Arx, 2009.

Você vai sair assim?. Deborah Tannen. Campus, 2006.

Você simplesmente não me entende. Deborah Tannen. Best Seller, 2003.

Nenhum comentário:

Postar um comentário