segunda-feira, 30 de maio de 2011

Ginástica para o Cérebro


O simples gesto de trocar de mão para escovar os dentes é um exercício de neuróbica. o termo "neuróbica" utilizado por lawrence c. katz em seu livro "mantenha o seu cérebro vivo" refere-se à nova ciência do exercício do cérebro. Pesquisas indicam que o processo de envelhecimento do cérebro não anula a capacidade extraordinária que este tem de crescer e mudar o padrão de suas conexões.

Assim como os exercícios físicos ajudam a manter a boa forma física, a neuróbica pode ajudar a melhorar a capacidade mental, ativando circuitos da rede associativa do cérebro que estão quase fora de uso, possibilitando maior flexibilidade mental. 
Segundo katz, a neuróbica oferece ao cérebro experiências fora da rotina, usando várias combinações dos sentidos – visão, olfato, tato, paladar e audição – além da experiência emocional.

A neuróbica estimula padrões de atividade neural criando mais conexões entre diferentes áreas do cérebro e faz com que as células nervosas produzam nutrientes naturais do cérebro, as neurotrofinas, que têm a capacidade de fortalecer as estruturas de conexão.

Os adultos perdem experiências multisensoriais fazendo uso de apenas um ou dois sentidos e a medida que envelhecem fazem opção pela previsibilidade, tentando tornar a vida mais fácil e menos estressante. O que aparenta ser prático, por um lado, acomoda o cérebro, reduzindo as oportunidades de novas associações. por outro lado, o cérebro tem fome de novidade e reage ao que é inesperado, como novas informações inéditas provenientes do mundo exterior. A novidade é que estimula o cérebro, fortalece as conexões sinápticas e acelera a produção de neurotrofinas. A neuróbica é um programa com base científica para ajudar as pessoas a modificar comportamentos, introduzindo o inesperado em seus cérebros e mobilizando a ajuda de todos os seus sentidos no dia-a-dia. entre os inúmeros exercícios sugeridos por katz, envolvendo um ou mais dos sentidos em novo contexto, estão:

escrever com a outra mão;

usar o relógio de pulso no braço direito;

escovar os dentes com a mão contrária da de costume;

andar pela casa de trás para frente;

vestir-so com os olhos fechados;

estimular o paladar, comendo coisas diferentes;

ver fotos ou ler um livro de cabeça para baixo;

ver as horas num espelho;

fazer um novo caminho para ir ao trabalho;

conversar com o vizinho que nunca dá bom dia...

Os exercícios têm por objetivo reativar áreas do córtex que processam o tato, o paladar e o olfato, sentidos normalmente substituídos pela visão e audição.

Agora, feche seus olhos e tente escrever seu nome numa folha de papel ou digitá-lo no teclado. ou ainda: troque o mouse de lado. tente, invente, faça alguma coisa diferente... vale a pena! ao fazer isso você estará ativando circuitos cerebrais raramente utilizados, estará praticando a neuróbica.

Boas descobertas!!!

fonte: Lawrence c. Katz (Mantenha o seu Cérebro Vivo, Editora Sextante, Rio de Janeiro, 2000)

Nenhum comentário:

Postar um comentário