segunda-feira, 11 de julho de 2011

QUANDO É DIFÍCIL APRENDER_1/4

Problemas nos estudos podem ter diversas causas. Consultar um psicopedagogo pode ajudar a resolver a questão.

por Vera Fiori

Fonte: Estadão, 26.05.1996


Quando os estudos dos filhos vão de mal a pior, a quem recorrer? Psicólogos, psicopedagogos, ludoterapeutas... Embora com atuações distintas, as atribuições destes profissionais ainda confundem muitos pais. Frequentemente o psicopedagogo é tido com um professor particular de luxo, quando, na verdade, sua atuação é bem mais profunda, já que lida não apenas com o processo de aprendizagem, mas também com o emocional.

Enquanto as aulas de reforço visam o imediatismo como, por exemplo, socorrer o aluno com dificuldades em Matemática, o trabalho do psicopedagogo investiga as causas que levam a essas deficiências.

Entre os problemas apresentados pelas crianças, pode-se destacar a dificuldade de se organizar para os estudos, inaptidão pra leitura e escrita, apatia, falta de concentração, além de dificuldades de raciocínio e fixação de números, letras e sílabas.

Vários fatores fazem com que a criança ou adolescente apresentem mau desempenho escolar: problemas físicos (neurológicos, por exemplo), emocionais, a família e até mesmo o professor. Daí a importância de procurar-se um profissional que, com informações dos pais e do estudante, traçará uma linha de trabalho.

Para solucionar os déficits de aprendizagem, são usadas técnicas terapêuticas como dramatizações, modelagem, jogos (excelentes para o raciocínio), produção de textos e outros meios que ajudam o aluno a se expressar. As sessões, em geral, são feitas duas vezes por semana, e seu custo vai de R$ 40 a R$ 70. No entanto, a maioria dos profissionais estuda uma forma especial de pagamento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário