segunda-feira, 18 de julho de 2011

QUANDO É DIFÍCIL APRENDER_4/4

Problemas nos estudos podem ter diversas causas. Consultar um psicopedagogo pode ajudar a resolver a questão.

por Vera Fiori

Fonte: Estadão, 26.05.1996


Laços de família

Desde os primeiros passos, os pais devem observar a forma como a criança brinca, se expressa e fala. “Dou uma atenção especial a história familiar da criança”, observa Clélia Pastorello, que atua na área de Psicopedagogia há 18 anos.

E lembra que família é um sistema forte e extremamente dinâmico, que leva à seguinte reflexão: que lugar ela ocupa na vida de uma criança e vice-versa? A partir daí, Clélia desenrola o novelo até estudar com a família, os limites de trabalhar com as necessidades e demandas. A participação dos pais ou do responsável é fundamental durante o acompanhamento psicopedagógico.

Ela lembra ainda que diferentes situações podem prejudicar o processo de aprendizagem, como perdas (morte de alguém querido), deficiências físicas (como surdez), separação dos pais, etc. “A criança que não aprende tem um sintoma e cabe ao psicopedagogo saber as causas”, fala.

Crianças com dificuldades maiores trazem tensões para aprender, apresentando intolerância, hiperatividade, medo de arriscar no novo e falta de concentração.

Também importante é a falta de tempo das crianças. “Brincar significa conhecer e agendas infantis sobrecarregadas, excesso de som, TV e shoppings fazem com que falte tempo para elas mesmas, influindo na aprendizagem”, afiança.

Erro de escolha

Também pode haver um conflito com a metodologia de ensino. A rotatividade de professores ou faltas excessivas deles acaba refletindo no desempenho do aluno, que perde no conteúdo e sente-se desestimulado. “Nem sempre a escola está adequada ao universo da criança ou do adolescente”, afirma Clélia, que leva a família, muitas vezes, a ponderar sobre a escolha da escola. Guardadas as proporções, a cobrança dos pais deve ter um limite. Afinal, o erro faz parte da construção do conhecimento. É onde você dá saltos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário