sexta-feira, 11 de novembro de 2011

Dor nas costas, dor na alma_6/8

Por Jasmin Andresh, é bióloga e jornalista

Revista Mente e Cérebro n° 220, maio/2011

Matéria dividida em 8 posts - nos dias 31 de Outubro, 02, 04, 07, 09, 11, 14, 16 de Novembro.

Um problema para o tratamento: desencadeadores psíquicos de dores ainda não são muito reconhecidos, doenças psíquicas ou psicossomáticas são consideras duma espécie de tabu. A maioria dos pacientes apresenta mais sintomas físicos, como demonstrou por exemplo, um monitoramento de saúde, encomendado pela Fundação Bertelsmann, em 2008. Segundo levantamento ,apenas a metade dos pacientes fala de seus desconfortos psíquicos com o médico – frequentemente por medo de serem considerados emocionalmente instáveis ou simuladores.

No entanto, hoje se sabe que dores de origem psíquica também se manifestam fisicamente. O estresse constante causa alterações hormonais e no sistema imunológico, o que, por sua vez, influencia diversos órgãos. Conflitos emocionais, medo, raiva ou insatisfação prolongada também se apresentam na forma de sintomas fisiologicamente mensuráveis. Frequentemente surge um círculo vicioso de reações físicas, medo,angústia e percepção exagerada da dor.

Se isso não for considerado pelos médicos, quase sempre se inicia para os afetados um longo caminho de sofrimentos. Segundo pesquisa feita no Hospital universitário de Mainz, em 2005, se passam, me em média, de sete a oito anos até o que os motivos psíquicos em pacientes co dores sejam reconhecidos. Vários médicos não reconhecem os sinais. Falta de formação em psicossomática por parte dos profissionais, receios e preconceitos dos pacientes dificultam que falem abertamente sobre esses aspectos e iniciem um tratamento adequado. Por isso, quando há suspeita de dores associadas a questões psíquicas é importante proceder com muita sensibilidade. Geralmente, “diagnósticos duplos” de causas físicas e psíquicas são mais facilmente aceitos pelos pacientes e por aqueles que os rodeiam.

Nenhum comentário:

Postar um comentário