quarta-feira, 2 de maio de 2012

Transtornos e Dificuldades de Aprendizagem_5/12

Pais e Escolas

Se seu filho frequenta uma escola, fale com o diretor, afim de que haja perfeito entendimento entre vocês, e para que você possa estar certo de que os professores de seu filho estão conscientes das dificuldades que ele enfrenta e bem informados sobre o assunto.

Provas

Se ele se submeter a provas escritas, um atestado sobre as suas dificuldades poderá ser reme tido para o conselho examinador, através do diretor da escola. Isto é aceitável somente pelo psicólogo escolar e somente depois de feita uma avaliação detalhada.

Dislexia e a Matemática

Alguns disléxicos têm problemas com aritmética e outros aspectos da matemática, assim como com a linguagem escrita. Deveria a dificuldade em matemática (especialmente dificuldades em aritmética) ser incluída como parte da definição da dislexia.

Porém o nível de gravidade dos problemas varia (como é o caso na leitura e soletração). O fato é que a maioria dos disléxicos manifesta dificuldades em aritmética e outras áreas da matemática na escola (como veremos mais tarde, muitos disléxicos têm dificuldade para adquirir rapidez e fluência em simples cálculos: +, -, x, e na tabuada, mas eles poderão ter, não obstante, boa habilidade em matemática).

Se olharmos a dislexia como uma dificuldade geral, não será surpresa verificarmos que alguns disléxicos têm problemas com aritmética e outros aspectos da matemática, assim como com linguagem escrita.

Isso é porque não há áreas do cérebro que só se ocupem especificamente da leitura e soletração. As áreas usadas para a linguagem escrita são usadas também para outros materiais simbólicos, incluindo números, fórmulas, gráficos, diagramas etc. Assim, se há um problema nessas partes do cérebro, será afetado o processamento eficiente de qualquer material simbólico, linguagem e matemática incluída.

Isso significa que as falhas em uma área escolástica estão frequentemente vinculadas a falhas em outras áreas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário