quarta-feira, 13 de junho de 2012

Entre o Bem e o Mal_5/7


Por Sara Zimmermann, jornalista especializada em divulgação científica.

Da revista Mente & Cérebro n° 230, março/2012, págs. 25/31

Para testar a generosidade

Há jogos que ajudam os pesquisadores a entender o funcionamento mental. Conheça alguns:

Public Goods Dilemma

Como as pessoas se comportam quando interesses individuais e do grupo entram em conflito? Esse impasse pode ser avaliado experimentalmente quando os participantes decidem quanto dinheiro querem colocar em um caixa comunitário, sabendo que cada um receberá de volta só uma parte.

Jogo do Ultimato

Um participante recebe determinado valor (por exemplo, R$ 100) com a instrução de dividi-lo com um parceiro desconhecido. Se o outro aceita a oferta, ambos se beneficiam, mas se a rejeita, nenhum dos dois recebe nada. Do ponto de vista lógico, a pessoa deveria aceitar sempre, pois mesmo 1 real é melhor do que nada. No entanto, a ideia de ficar com 30% enquanto o outro recebe 70% parece tão injusta que a maioria dos participantes prefere ficar sem nada, desde que o outro também não ganhe.

Jogo do Ditador

Aqui quem recebe não tem escolha: precisa aceitar a oferta do doador. A proposta e revelar se a doação é feita por equidade ou por medo da punição.

Jogo da Confiança

Parte da quantia recebida por um jogador pode ser devolvida a quem fez a doação, depois de o valor inicial ter sido elevado pelo coordenador do estudo. Se quem fez a oferta confia no outro um valor maior, possivelmente receberá ainda mais – desde que o parceiro faça o mesmo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário