segunda-feira, 2 de julho de 2012

Elogio à Timidez_1/7

Por Gláucia Leal, jornalista, psicóloga e psicanalista, editora de Mente e Cérebro
Fonte: Revista Mente & Cérebro, n° 233, junho/2012


Em um mundo que privilegia a extroversão e onde o importante é aparecer e ter iniciativa, o modelo introvertido não costuma ser valorizado. Apesar disso, os quietos levam uma vantagem importante: sentem-se em boa companhia mesmo – ou principalmente – quando estão sozinhos.




Introvertidos não são tímidos, embora os traços de personalidade de pessoas com essas características frequentemente se sobreponham. Os primeiros são, basicamente atormentados pelo medo da desaprovação social e da humilhação, enquanto os segundos são marcados pelo desconforto em ambientes excessivamente estimulantes.”

Nem todo mundo gosta de trabalhar em grupo. Alguns realmente produzem mais sozinhos - e de preferência em silêncio. Esse comportamento, porém, nem sempre é bem compreendido. Afinal, vivemos em uma sociedade que valoriza a extroversão – os falantes, os que adoram festa e multidão. E não os tipos tranquilos que mudam o mundo enquanto muita gente fala sem parar. Não raro, é desprezado o fato de que a solidão é necessária e a incapacidade de estar só causa prejuízos psíquicos. Autora do recém-lançado O poder dos quietos (Agir, 2012), a consultora de negócios americana Susan Cain aborda em seu livro a falácia do “trabalho em grupo” e argumenta que, em muitos casos, incentivar (ou até forçar) as pessoas a trabalhar juntas pode reduzir a capacidade de criação e produtividade.

“Os introvertidos preferem ambientes tranquilos e com o mínimo de estímulo enquanto aos extrovertidos precisam de níveis mais elevados de excitação para se sentir melhor. Os introvertidos até salivam mais que os extrovertidos se colocarem uma gota de suco de limão sobe a língua deles!”, afirma a escritora, formada em direito, pelas universidades de Princeton e Harvard.

Nenhum comentário:

Postar um comentário