quarta-feira, 22 de agosto de 2012

Existe saída para a tragédia_1/3


Com educação e respeito à lei, os EUA estão fazendo o que parecia impossível: reduzir o consumo de álcool entre os adolescentes

André Petry, de Nova York – Revista Veja n° 2277, págs. 86/87

Aos olhos de um brasileiro, pode parecer um milagre, mas a obra é dos homens: os americanos estão conseguindo reduzir o nível de consumo de bebidas alcoólicas entre os jovens. Na última década, a fatia de adolescentes de 14 a 18 anos que consomem bebida alcoólica de vez em quando caiu de 50% para 38.7%. É um feito notável. Existem várias explicações para o sucesso, mas há algumas coisas evidentes: a educação preventiva é uma mania nacional, a lei é rigorosa e a punição, ainda mais.

Até 1984, cada estado americano definia a idade mínima para comprar bebida alcoólica. Desde então, criou-se uma regra nacional à qual os estados eram convidados a aderir: menores de 21 anos são proibidos de comprar qualquer tipo de bebida alcoólica. Todos os cinquenta estados americanos ratificaram a nova lei. Assim, os EUA tornaram-se o único país entre as democracias ricas com idade tão avançada para o consumo de bebida alcoólica. Cada estado é livre para legislar sobre os detalhes, mas, em geral, a venda de bebida a menor de 21 anos dá multa e, raramente, prisão. Vender bebida a menor de 18 anos, no entanto, quase sempre dá prisão. Nos últimos tempos, alguns juízes decidiram ar sentenças exemplares para reforçar ainda mais o respeito à lei pelos bares e mercados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário