sexta-feira, 24 de agosto de 2012

Existe saída para a tragédia_2/3


André Petry, de Nova York – Revista Veja n° 2277, págs. 86/87

Um caso desse tipo aconteceu em Riverview, perto de Tampa, na Flórida. No dia 28 de fevereiro de 2008, o adolescente David Holdsworth, então com 17 anos, entrou duas vezes no mercado Best for Less e comprou cerveja. Pagou mais caro pela bebida,ma usou dinheiro vivo e saiu do local com as garrafas dentro de uma sacola de papel pardo. O Best for Less era conhecido pelos jovens da região por vender bebida a menores de idade nessas condições: preço maior, dinheiro vivo e embalagem discreta. Holdsworth bebeu as cervejas e, na volta para casa, arrebentou seu Camaro na avenida à beira-mar. Agora, quatro anos mais tarde, o caso está encerrado. Holdsworth pegou cinco anos de prisão, mas os donos do Best for Less arcaram com a multa mais pesada a história; 716 milhões de dólares. Ao dar a sentença, o juiz Sam Pendino deixou claro que queria mandar uma mensagem: quem vende bebida a menores de idade está arruinando vidas – e o preço é incalculável. Com casos assim, o respeito à lei que proíbe a venda de bebida alcoólica a menores tem sido cada vez maior.

Os americanos estão abrindo outro capítulo na batalha contra o consumo de álcool pelos jovens. É a Lei do Anfitrião, que pune quem dá uma festa, mesmo que em sua casa, e permite o consumo de bebida alcoólica por menores de idade. Em alguns estados, a lei não se limita a festas. Em Washington, tornou-se crime oferecer bebida a menores em qualquer ocasião e em qualquer lugar. Em Massachusetts, um dos estados politicamente mais liberais, a Lei do Anfitrião já gerou um caso pedagógico. Tiffany Clark, 37 anos, foi mandada para a cadeia por deixar que menores bebessem numa festa em sua casa. Foi a primeira vez que um episódio em que não houve vítimas fatais acabou em prisão para o anfitrião. De novo, o juiz do caso quis mandar um recado à comunidade. Tiffany Clark ficará seis meses na cadeia e outros seis meses em prisão domiciliar, quando será de usar tornozeleira eletrônica. Por três anos estará sob a vigilância da lei. Se cometer alguma infração, voltará para a cadeia.

Numa terra em que a lei vale para todos, o filho do governador de Rhode Island também está enrolado com a Lei do Anfitrião. Caleb Chafee, 18 anos, deu uma esta na mansão do pai para comemorar a formatura do ensino médio. Serviu cerveja e vodca aos amigos menores de 21 anos. A polícia estadual soube da farra e abriu uma ocorrência. “Stephanie e eu ficamos muito chateados”, disse o governador, referindo-se á sua mulher. Ele acrescentou que o caso seria tratado como “assunto privado”, mas fez questão de explicar que nem ele e nem a mulher estavam em casa no dia da festa. Lei é lei: em abril, o filho do governador foi flagrado tentando comprar cerveja. Foi condenado a pagar 100 dólares mais – detalhes imperdível – 3,50 em custas judiciais.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário