quarta-feira, 29 de agosto de 2012

QI e Inteligência Emocional: Tipos Puros_1/2


Do livro: Inteligência Emocional – Daniel Goleman, PhD – Editora Objetiva – pg. 56/58

O QI e a Inteligência Emocional não são capacidades opostas, mas distintas. Todos nós misturamos acuidade intelectual e emocional: as pessoas de alto QI e baixa inteligência emocional (ou baixo QI e alta inteligência emocional) são, apesar dos estereótipos, relativamente raras. Na verdade, há uma ligeira correlação entre o QI e alguns aspectos da inteligência emocional – embora bastante pequena para deixar claro que se trata de duas entidades bastante independentes.

Ao contrário dos testes conhecidos de QI, não há ainda nenhum formulário único de teste com papel e lápis que produza “uma contagem de inteligência emocional”, e talvez jamais venha a haver. Embora seja ampla a pesquisa sobe cada um de seus componentes., alguns deles, como a empatia, são mais bem testados pela amostragem da aptidão de fato de uma pessoa na tarefa – por exemplo, mandá-la ler os sentimentos de uma pessoa num vídeo de expressões faciais. Entretanto, usando uma mediação do que chama de “maleabilidade do ego”, que se assemelha bastante à inteligência emocional (inclui as principais aptidões sociais e emocionais), Jack Block, psicólogo na Universidade da Califórnia, em Berkeley, fez uma comparação dos dois tipos teóricos puros de pessoas de alto QI versus pessoas de altas aptidões emocionais. As diferenças são reveladoras.

O tipo alto QI puro (isto é, separado da inteligência emocional) é quase uma caricatura do intelectual, capaz no domínio da mente mas inepto no mundo pessoal .Os perfis diferem ligeiramente para homens e mulheres. O home de alto QI é tipificado – o que não surpreende – por uma ampla gama de interesses e capacidades. É ambicioso e produtivo, previsível e obstinado, e condescendente, fastidioso e inibido , pouco à vontade com a sexualidade e a experiência sensual , inexpressivo e desligado, e emocionalmente frio.

Em contraste, os homens de alta inteligência emocional são socialmente equilibrados, comunicativos e animados, não inclinados a receios ou ruminações preocupadas. Têm uma notável capacidade de engajamento com pessoas ou causas, de assumir responsabilidades e ter uma visão ética; são solidários e atenciosos em seus relacionamentos. Têm uma vida emocional rica mais correta, sentem-se à vontade consigo mesmos, e com os outros e com o universo social em que vivem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário