quarta-feira, 28 de novembro de 2012

Dormir bem, comer melhor_4/8


Por Manfred Hallschmid e Jan Born

Revista Mente e Cérebro nº 235 - pgs 41-45


Gasolina para Lembrar

No sono delta, é como se a necessidade de açúcar fosse “redimensionada” em comparação ao estado de vigília. O que indicou isso, entre outras coisas, foram os estudos realizados por Pierre Maquet, da Universidade de Liège, na Bélgica. 

O pesquisador ministrou nos voluntários que participaram de seu experimento uma solução à base de glicose com uma leve marcação radioativa. A tomografia por emissão de pósitrons (PET) determinou a quantidade de açúcares consumida pelo cérebro nas várias fases de repouso. Assim, descobriu que durante o sono profundo a quantidade de glicídios necessária era muito mais baixa. Por mais que nesse momento, em geral, nosso cérebro reduza a própria demanda energética, algumas áreas cerebrais parecem literalmente inundadas pelos “carburantes” – produtos químicos, cuja combustão, permite a obtenção de energia, como a gasolina, por exemplo.

Em 2010, uma equipe de pesquisadores da Escola de Medicina da Universidade Harvard, coordenados pela psicóloga Radhika Basheer, mediu a concentração de trifosfato de adenosina (ATP) – a principal fonte de energia dos processos metabólicos celulares – no cérebro de ratos. Alguns animais tinham sido obrigados a permanecer acordados por longo tempo e outros haviam dormindo normalmente, como de hábito. Após os exames, o s cientistas observaram que a quantidade de ATP permanecia estável enquanto os ratos estavam acordados. Mas, assim que entravam no sono delta, o nível da substância aumentava principalmente nas regiões cerebrais que são ativas durante a fase de vigília, entre elas o córtex frontal, o prosencéfalo basal e o hipocampo. 

Quanto mais profundo o sono dos animais, maior era a quantidade de energia colocada à disposição de seu cérebro.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário