sexta-feira, 7 de dezembro de 2012

Dormir bem, comer melhor_8/8


Por Manfred Hallschmid e Jan Born

Revista Mente e Cérebro nº 235 - pgs 41-45


Descanso em Ondas

Durante a noite nosso sono passa por várias fases. Facilmente identificadas no eletroencefalograma (EEG): o estado de vigília é caracterizado por ondas alfa e beta de alta frequência, que atinge o máximo de 50 hertz. Quando adormecemos, a frequência da ondas se reduz cada vez mais. Estudiosos do sono destacam, além do sono REM (rapid eye movement, isto é, movimento oculares rápidos), a fase NREM (movimentos oculares não rádios). O sono profundo propriamente dito é rico em ondas delta de frequência muito baixa e ocorre sempre mais raramente à medida que a manhã se aproxima. Já os ciclos de sono no decorrer da noite são gradativamente reduzidos. É totalmente normal acordar a qualquer instante durante a noite. Esse fenômeno, em geral não reduz o efeito repousante, e na maior parte dos caso da manhã seguinte não nos lembramos desses episódios.

Para Saber Mais

Acute sleep deprivation reduces energy expenditure in healthy men. C. Benedict et al, em American Journal of Clinical Nutrition, nº 93, pgs 1229-1236, 2011.
Sleep and brain energy levels ATP changes during sleep. M. Dworak et. al., em Jounal of Neurience, nº 30, pgs 9007-9016, 2010.
Mente e Cérebro nº 170, Noites em Claro. Março de 2007.

Nenhum comentário:

Postar um comentário