sexta-feira, 22 de março de 2013

Hormônios_6/8


por Adriana Dias Lopes e Natália Cuminale – Revista Veja – 22.08.2012


Química e Comportamento

Além de regularem o bom funcionamento do organismo, os hormônios regem os mecanismos que determinam o comportamento humano.

STRESS

Cortisol Conhecido como o hormônio do stress, o cortisol tem um papel evolutivo importantíssimo. Diante de um perigo iminente, é ele que põe o indivíduo em estado de alerta. Não à toa é também o desencadeador da experiência física do ciúme – taquicardia, boca seca e estômago embrulhado. Em situações de segurança, as taxa de cortisol despencam – como quando se dorme ao lado do ser amado, conforme demonstrou um estudo da Universidade de Pittsburgh, nos Estados Unidos.

ALEGRIA E PRAZER

Dopamina – É o hormônio da felicidade e do prazer. A sensação deflagrada pela substância é tão intensa que, para evita um colapso, o organismo logo interrompe a sua produção. A dopamina participa do sistema de recompensa do cérebro, aquele que nos faz querer repetir uma experiência prazerosa. Não é de estranhar, portanto, que ela esteja envolvida no processo de estimulação e realização sexual. Uma comida saborosa eleva em até 50% as taxas do hormônio no cérebro.

CURVAS FEMININAS

Estrógeno – Feminino por excelência, o estrógeno é o responsável pelas formas curvilíneas das mulheres. Combustível para o desejo sexual, o hormônio atinge seu pico de produção no auge do período fértil da mulher, que ocorre no meio do ciclo menstrual –quando ela está mais apta a conceber, maior é a sua disposição para os encontros amorosos. Por isso, na menopausa, período em que quantidade de estrógeno circulante naturalmente cai, surgem alguns dos desconfortos associados à falta do hormônio: queda na libido, problemas de memória, depressão e ganho de peso, entre outros.

JUVENTUDE

GH – Sigla em inglês para hormônio do crescimento, o G é a substância da juventude. Está envolvido no processo de regeneraçãocelular de músculos, unha, pele e cabelos, estimula a formação óssea apeticipa da síntese de várias proteínas. No cérebro, ele é a chave que acende os circuitos da sensação de vitalidad e bem-estar. Aqquantidade da substância diponível no organismo varia de acordo com a idade. Sua p´roducção atinge o pico na adolescência e,p or volta dos 125 anos, começa a cair. Aos 16 anos, por exemplo, os níveis de Gh estão quatro vezes mais altos do que aos 60 anos. H é a substância da juventude. Está envolvido no processo de regeneração celular de músculos, unha, pele e cabelos, estimula a formação óssea e participa da síntese de várias proteínas. No cérebro, ele é a chave que acende os circuitos da sensação de vitalidade e bem-estar. A quantidade da substância disponível no organismo varia de acordo com a idade. Sua produção atinge o pico na adolescência e, por volta dos 25 anos, começa a cair. Aos 16 anos, por exemplo, os níveis de GH estão quatro vezes mais altos do que aos 60 anos.

FOME

Grelina – O hormônio da fome é secretado sobretudo quando o estômago está vazio. Ativando as regiões cerebrais associadas ao apetite. Vários estudos já demonstraram que alimentar-se de três em três horas reduz a produção de grelina e, consequentemente, diminui a sensação de fome. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário